×

Hérnia de Disco

O que é a hérnia de disco?

Os discos intervertebrais, são estruturas cartilaginosas que estão localizados entre as nossas vértebras, eles possuem a função de absorver impacto, e amortecer cargas e pressões ao longo da vida.

Eles variam de tamanho de acordo com a região que estão localizados, desta forma os discos intervertebrais do pescoço, são menores que os da região torácica, que por sua vez são menores que os localizados na região lombar.

O disco tem a sua estrutura formada pelo núcleo pulposo e o ânulo fibroso. Explicando de forma mais lúdica, podemos comprar o disco intervertebral com um chiclete Babaloo. Assim como o Babaloo, o disco possui um líquido dentro dele. Esse líquido é o núcleo pulposo, que é revestido e protegido pelo ânulo fibroso, que representaria a parte externa do Babaloo.

A hérnia de disco começa a se formar quando o núcleo pulposo começa a sair de dentro do ânulo fibroso. Essa estrutura tem o objetivo de proteger o núcleo  que começa a se degenerar. Muitas dessas degenerações ocorrem quando carregamos muito peso, temos uma postura inadequada, ou ficamos muito tempo na mesma posição. Essas ações fazem com que sobrecarreguemos a região do ânulo fibroso, que por sua vez acaba se “machucando” e ao longo do tempo pode romper criando a famosa hérnia de disco.

A hérnia de disco pode ter 4 classificações:

  • Abaulamento
  • Protrusão
  • Extrusão
  • Sequestro

Causas e sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição dolorosa que afeta a coluna vertebral e é comumente associada a fatores como má postura, falta de atividade física e carregar objetos pesados, além de fazer parte do processo natural de envelhecimento.

Os sintomas da hérnia de disco podem variar dependendo da localização da hérnia e se ela está pressionando um nervo adjacente. Alguns dos sintomas mais comuns são:

Dor nas Costas: Ela pode ser localizada na região afetada pela hérnia ou irradiar para outras áreas.

Dor que irradia para os braços ou pernas: Quando a hérnia de disco pressiona um nervo próximo, pode causar dor que se irradia ao longo dos membros superiores (quando a hérnia é na cervical) ou inferiores (quando a hérnia é na lombar).

Dificuldade para se movimentar: A hérnia de disco pode causar rigidez e dificuldade de movimento, especialmente ao se levantar após períodos prolongados de descanso.

Desconforto ao ficar muito tempo sentado ou em pé: A posição prolongada pode aumentar a pressão sobre a coluna vertebral, exacerbando a dor associada à hérnia de disco.

Formigamento, Dormência ou Diminuição de Sensibilidade ao Toque: A compressão dos nervos pela hérnia de disco pode levar a sensações anormais, como formigamento, dormência ou diminuição da sensibilidade ao toque nas áreas afetadas.

Quiropraxia para hérnia de disco

Os quiropraxistas são especialistas em realinhar a coluna vertebral e restaurar a função normal das articulações. Por meio de técnicas manuais cuidadosamente aplicadas, eles podem ajudar a reduzir a pressão sobre os discos herniados e os nervos circundantes, aliviando a dor e restaurando a mobilidade. Além disso, pode-se usar a tração vertebral para esticar suavemente a coluna vertebral, reduzindo ainda mais a pressão nos discos afetados.

Nosso foco está em tratar a causa raiz da dor, proporcionando alívio duradouro e eficaz. Ao contrário de outras áreas da saúde, que muitas vezes se concentram apenas em aliviar os sintomas, nós nos dedicamos a encontrar e corrigir a fonte do desconforto.

Enquanto medicamentos podem oferecer alívio temporário, eles apenas mascaram os sintomas, fazendo com que a dor retorne assim que o efeito do medicamento termina. Por outro lado, a quiropraxia aborda diretamente os desequilíbrios e disfunções no sistema musculoesquelético, promovendo a cura natural do corpo e prevenindo a recorrência da dor.

Na Quirokreek, oferecemos cuidados personalizados e compassivos para ajudar nossos pacientes a encontrar alívio da dor e recuperar a funcionalidade perdida devido à hérnia de disco. Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar uma consulta e dar o primeiro passo em direção à recuperação da sua saúde vertebral.

Compartilhe:
    TOP