×

Dor lombar

O que é a dor lombar?

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é uma condição caracterizada por dor, desconforto ou rigidez na região inferior das costas, conhecida como região lombar da coluna vertebral. Esta é uma das queixas mais comuns relacionadas à saúde musculoesquelética e pode variar de leve a grave, afetando a qualidade de vida e a capacidade de realizar atividades diárias.

A dor lombar pode ser aguda ou crônica. A dor aguda geralmente ocorre de repente e dura alguns dias a algumas semanas, enquanto a dor crônica é uma dor persistente que pode durar meses ou até anos.

Causas da dor lombar

A dor lombar é uma queixa comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, interferindo frequentemente na qualidade de vida e na capacidade de realizar atividades diárias. As causas da dor lombar podem ser diversas e variadas, e muitas vezes a condição é multifatorial, resultando de uma combinação de diferentes fatores.

A origem mecânica é a mais comum, que consiste em lesões musculares/ligamentares, hérnia de disco, artrite, estenose espinhal, sedentarismo, obesidade, envelhecimento e fatores emocionais.

Na maior parte das vezes a dor lombar se dá quando é feito algum movimento que o corpo não estava preparado para realizar, e o paciente realiza naturalmente no dia a dia como carregar peso em excesso ou de forma errada, abaixar o tronco para pegar algum objeto com as pernas esticadas e pegar algum objeto em uma estante alta inclinando o corpo para trás, entre outros comportamentos. 

Compreender as causas por trás dessa condição é fundamental para um tratamento eficaz e para prevenir recorrências.

Como a Quiropraxia pode ajudar na dor lombar

Através de ajustes quiropráticos suaves e precisos, os quiropraxistas trabalham para realinhar a coluna vertebral, restaurar a função normal das articulações e aliviar a pressão sobre os nervos. Os ajustes ajudam a reduzir a inflamação, melhorar a circulação sanguínea e promover a cura dos tecidos afetados na região lombar.

Além dos ajustes quiropráticos, são realizadas liberações miofasciais específicas para o relaxamento da musculatura tensionada, também pode ser usada a tração lombar, que tem como objetivo diminuir a pressão na região afetada.

Outra vantagem da quiropraxia é que tratamos a causa das dores e não apenas os sintomas, nós procuramos corrigir as subluxações na região lombar, que são desalinhamentos articulares que aumentam a pressão na região e além de causar dores elas interferem no bom funcionamento do corpo, dificultando a passagem das informações entre o cérebro e o corpo.

Compartilhe:
    TOP